CONCURSOS

 
PASSAGENS JARDIM ÂNGELA

local: São Paulo, Brasil

áno: 2017

tipo: Projeto Urbano

A proposta que trazemos para esse edital baseia-se na metodologia da acupuntura urbana, com pequenas intervenções ao longo do bairro para assim criar novos núcleos de espaço urbano no decorrer da passagem Menininha. Estes novos núcleos são pensados de forma a promover sua apropriação pela comunidade através do convívio social, do lazer e da prática de atividades esportivas.

Optamos por intervenções sutis para que sejam facilmente incorporadas à paisagem urbana existente e, ao mesmo tempo, possibilitem novos usos cotidianos nesses lugares. A conexão formal destes espaços projetados ocorre através de elementos visuais, os quais poderão ser elaborados pelos próprios moradores que, ao colaborarem com a criação da identidade e do projeto, fortalecem seu senso de comunidade.

A colaboração e participação da população local na elaboração de projetos de desenho urbano são essenciais para que este atinja seu maior potencial e para que o espaço construído seja apropriado de forma genuína pela comunidade.

 
STAND SEUL

local: Seul, Coréia do Sul

áno: 2017

tipo: Arquitetura

Nosso projeto para o stand do Brasil no evento da União Internacional dos Arquitetos em Seul propõe uma permeabilidade e se relaciona com seu entorno, como o Palácio Capanema que convida a cidade a adentrar sua praça. A interatividade vem desde seu exterior, com um grande pano de vidro para que os visitantes escrevam suas impressões do espaço, de dentro ou de fora do stand.

A estrutura, pensada de forma ordenada e racional, toma uma forma mais caótica em uma das fachadas. Os nichos de madeira de diversos tamanhos e disposições fazem referência às típicas favelas brasileiras e funcionam como armário, assento ou superfície de exposição. Dois grandes painéis transparentes e móveis são ao mesmo tempo expositores e organizadores do espaço. Sua movimentação permite deixar o espaço mais amplo, ou criar espaços mais reservados para exibições de mídia no grande telão, por exemplo.

O stand é um convite para que os visitantes entrem e percebam alguns dos contrastes e pluralidades que compõem a cidade do Rio de Janeiro. O projeto ficou entre os 12 melhores.

 
PRAÇA FEIRA-MAR

local: Antonina, Brasil

áno: 2016

tipo: Revitalização

Participamos do concurso de idéias de arquitetura para a revitalização da Praça Feira-Mar em Antonina/PR, promovido pela ADEMADAN, que tinha como objeto a principal praça da cidade, um espaço à beira mar com grande importância arquitetônica e histórica.

Tivemos como bases da nossa proposta a intenção de criar um espaço de transição entre o meio urbano e a paisagem natural exuberante de Antonina, a reaproximação da população local com o mar e a criação  de uma ação norteadora para o desenvolvimento sustentável da cidade.

© 2015 por URBE ateliê de arquitetura