ATHIS NA PRÁTICA

o caso da Toca Santa Cruz

O projeto de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) da comunidade quilombola Toca Santa Cruz, localizada no município de Paulo Lopes, iniciou-se como projeto de extensão dentro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2014. Através da organização do Movimento Negro Unificado (MNU) no Estado, o projeto contou com professores e alunos dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, Ambiental, Mecânica e Sanitária.

Sendo um projeto único dentro do universo da Assistência Técnica no Estado, essa publicação tem o objetivo de documentar e divulgar o longo e rico processo prático vivido na Toca Santa Cruz, contando sua história e seu presente através do olhar de cada um dos diversos atores envolvidos no projeto.

Ainda temos exemplares impressos,

entre em contato para adquirir o seu!

 Ou visualize a versão digital logo abaixo

BOA LEITURA!

ARQUITETURA | CIDADE

Edição #01

Como as práticas dos profissionais arquitetos e urbanistas vêm colaborando para criar cidades mais humanas?

Os textos, crônicas, reflexões e exemplos de ações urbanas que trazemos nesta publicação ilustram ações e visões contemporâneas de arquitetos e urbanistas que, em seus trabalhos, buscam formas de criar laços de pertencimento entre as pessoas e as cidades que elas vivem. Somente tais laços aliados à uma ação cidadã presente têm a verdadeira capacidade de transformar nossas cidades em cidades para as pessoas e com as pessoas.

 

Afinal, a arquitetura e o urbanismo devem servir à sociedade como um todo.

 

© 2015 por URBE ateliê de arquitetura