top of page
  • por Revista Zap

Transformando sua varanda em um jardim

Ter um espaço verde no apartamento pode ser muito importante para se sentir mais próximo da natureza. Mas quem mora em prédio sabe o quanto é difícil manter plantas bonitas e floridas na varanda.



​Antes de iniciar esta mudança, deve-se verificar a incidência de sol, vento e chuva para em seguida escolher as plantas que mais se adaptem ao local. Para sacadas mais altas, a incidência de sol, na maioria das vezes, é garantida e, para que seja aproveitada, vale investir em uma fênix ou jabuticabeira, que se desenvolvem bem em vasos, ou ainda em moreias ou pleomeles. Também para este caso, as plantas que dão flores mais indicadas são a ixora, a azaléia e o gerânio.

Já para as sacadas com sombra na maior parte do dia, as indicadas são a palmeira ráfis, a pata de elefante, que também se desenvolvem muito bem em vasos, o asplênio ou o pau d’água. As varandas completamente sombreadas podem receber bromélia de sombra ou ainda a palmeira ráfis, pacová ou zamioculcas, que são plantas ótimas inclusive para interiores.


Para evitar problemas de umidade e infiltração, o ideal é que a varanda seja impermeabilizada, mas como nem sempre isso é possível, é recomendável usar plantas em vasos e cachepôs (para que não haja vazamento de água) e decks em madeira natural ou ecológica (material composto de restos de madeira, polímeros e aditivos). A manta drenante é essencial quando pedriscos são usados.

















4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Vaga para estágio em arquitetura

A URBE é um ateliê de arquitetura e urbanismo criado em 2015, com projetos focados na coletividade, e que presta serviços majoritariamente ao poder público. Desde 2020, a equipe trabalha de forma virt

bottom of page