top of page
  • via Archdaily

Salas de Leitura por Fernanda Canales


  • Arquitetos: Fernanda Canales

  • Localização: México

  • Equipe de Projeto: Alejandra Téllez, Aarón Jassiel

  • Área: 50.0 m2

  • Ano do Projeto: 2015

  • Fotografias: Jaime Navarro

Do arquiteto. A proposta consiste em um módulo mínimo que corresponde, em planta, a ocupação de uma vaga de estacionamento (2.50 x 5.00 metros), pensando na sua inserção em praticamente qualquer espaço residual dos conjuntos de moradia carentes de serviços culturais e espaços cívicos

A ideia de crescimento progressivo ao agregar os módulos, seja em planta ou no sentido vertical, faz com que eles sejam replicáveis em qualquer local. O ponto de partida é um cubo, módulo básico independente, capaz de abrigar tanto um espaço de trabalho quanto de leitura, mas que admite o crescimento da área utilizável através da união de dois ou mais módulos, fomentando também a apropriação do espaço exterior.

O desenho surge do conceito de transparência com dois objetivos: criar um espaço público seguro, aberto a vista desde o exterior e um espaço protegido das intempéries mas sempre visível desde fora. Quando o acesso é fechado, o módulo prevalece como uma lâmpada durante a noite e a todo o momento exibe o que acontece no seu interior.

O projeto responde a uma ação conjunta entre o INFONAVIT (responsável pelo projeto) e CONACULTA (responsável pela doação de livros - mil exemplares por unidade), mas funciona também como lugar de reunião e encontro para a comunidade. Dotados - em alguns casos - de banheiros, com computadores e mobiliário exterior, os módulos cumprem distintas funções e se adequam às necessidades de cada local. Eles foram pensados para não sofrer danos em caso de inundações (de até 1 metro de altura e funcionam com ventilação cruzada natural).

O desenho contempla a utilização de materiais comuns e econômicos, escolhidos por sua durabilidade, disponíveis em qualquer contexto e que possam se produzidos sem necessidade de mão-de-obra qualificada. Todos os materiais e elementos são aparentes e podem ser adquiridos em qualquer loja de material de construção, pensando na facilidade de execução e na manutenção futura dos módulos.




Texto retirado do site Archdaily

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page