Transformando sua varanda em um jardim

March 14, 2017

Ter um espaço verde no apartamento pode ser muito importante para se sentir mais próximo da natureza. Mas quem mora em prédio sabe o quanto é difícil manter plantas bonitas e floridas na varanda.

 

 

Antes de iniciar esta mudança, deve-se verificar a incidência de sol, vento e chuva para em seguida escolher as plantas que mais se adaptem ao local. Para sacadas mais altas, a incidência de sol, na maioria das vezes, é garantida e, para que seja aproveitada, vale investir em uma fênix ou jabuticabeira, que se desenvolvem bem em vasos, ou ainda em moreias ou pleomeles. Também para este caso, as plantas que dão flores mais indicadas são a ixora, a azaléia e o gerânio

 

Já para as sacadas com sombra na maior parte do dia, as indicadas são a palmeira ráfis, a pata de elefante, que também se desenvolvem muito bem em vasos, o asplênio ou o pau d’água. As varandas completamente sombreadas podem receber bromélia de sombra ou ainda a palmeira ráfis, pacová ou zamioculcas, que são plantas ótimas inclusive para interiores.

    

Para evitar problemas de umidade e infiltração, o ideal é que a varanda seja impermeabilizada, mas como nem sempre isso é possível, é recomendável usar plantas em vasos e cachepôs (para que não haja vazamento de água) e decks em madeira natural ou ecológica (material composto de restos de madeira, polímeros e aditivos). A manta drenante é essencial quando pedriscos são usados.

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

       

 

 

 

 

 

 

Este post foi retirado do blog revista.zapimoveis.com.br. Para mais dicas de renovação, conheça o Renova, nosso serviço de consultoria.

Please reload

ÚLTIMOS POSTS
Please reload

CATEGORIAS

© 2015 por URBE ateliê de arquitetura