As ruínas de Budapeste

mazel tov budapest

Na última década um bairro noturno se estabeleceu no sétimo distrito de Budapeste. Em casas que estavam vazias, foram abertos muitos bares e discotecas com clima de ruínas ou pseudo-ruínas. Este espaço era o centro da comunidade judia ortodoxa de Budapeste.


Isto mudou com a concretização do projeto do Studio Arkitekter. O Mazel Tov é um lugar gastro-cultural de mente aberta, onde a comida do Oriente Médio cumpre com seu espírito cultural de aceitação e união entre as pessoas. Ele abre um pátio para os visitantes do distrito, com uma arquitetura mais limpa que os bares vizinhos, criando uma atmosfera agradável e convidativa.


A parte frontal está coberta por placas de cimento estilo marroquino dos princípios do século passado, já conhecidos das escadas de Budapeste. A mesma estética de decoração burguesa está presente nas cadeiras brancas de confeitaria, herdadas da década de 1930. Na cozinha há a reunião da herança judia europeia e a tradição sefardita oriental.


O texto é uma adaptação dos arquitetos responsáveis pelo projeto, do studioarkitekter. Para conhecer mais do trabalho deles, dá uma olhada aqui no site.

ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS