top of page
  • por URBE

Imagens da Minha Cidade


Toda cidade é, antes de qualquer coisa, um meio social. Sua simples existência pressupõe uma sociedade que nela habita, com todas as suas vidas, regras, festas, mortes. Problemas e soluções. Tudo isso faz cidades serem sociais. E tudo isso vem das pessoas. De uma maneira ou de outra, qualquer fotografia tem um cunho social. A manufatura dos materiais, que fabricam dispositivos, que em mãos de alguém e através dos olhos desse alguém, vira uma imagem que retrata momentos e pensamentos. Pessoas – arquitetos ou não - fazem cidades. E as cidades, por sua fez, fazem as pessoas.

Através do projeto Imagens da Minha Cidade, o Sindicato de Arquitetos de Santa Catarina, com apoio da URBE, Belbauen e IPUF, e patrocínio do CAU/SC, visou incentivar a discussão sobre cidade e arquitetura através de um processo participativo e aberto, incentivando um olhar crítico dos moradores de Florianópolis sobre locais de sua cidade. Como ação final desse processo e para demonstrar seus resultados, foi criada uma intervenção efêmera no espaço público, para oportunizar a transformação do território através da cocriação, tendo o arquiteto como mediador. Assim, promoveu-se uma nova forma de refletir a respeito de como os espaços e as arquiteturas contribuem com o direito à cidade.


O projeto baseou-se em uma chamada aberta de fotografias de espaços sociais na cidade de Florianópolis, e após julgamento e escolha das melhores, elas tomaram as ruas em forma de uma intervenção urbana. O projeto foi montado no dia do Arquiteto, 15 de dezembro, no Largo da Alfândega, local histórico de grande importância no centro da cidade.


Confira mais fotos do dia da Intervenção:



Para saber mais e conferir as fotografias enviadas pelos participantes do concurso, visite o site do projeto.

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page