top of page
  • por URBE

Casas Campeche


Dados do projeto

Projeto arquitetônico residencial

tipo: casas geminadas de dois pavimentos

local: Campeche, Florianópolis

área: 207m²

ano: 2016



A implantação destas unidades habitacionais compactas se dá em um terreno bastante arborizado, onde a principal intenção foi criar grandes aberturas na edificação para o aproveitamento da vista. O deslocamento entre as habitações foi pensado para que se mantivesse privacidade nos acessos às casas, apesar da sua proximidade, sendo uma solução que permite melhor aproveitamento do terreno. Desta forma, a implantação ao mesmo tempo oferece privacidade para os moradores de cada habitação e possibilita espaços para encontros e convivência na parte externa.


Os térreos abrigam sala e cozinha integradas, com permeabilidade visual para o exterior a partir das aberturas criadas. Nesse pavimento também foi colocado um chuveiro externo para os dias de praia e lavabo para facilitar o uso da casa no dia a dia. A área íntima está no piso superior, trazendo mais privacidade, com dois dormitórios e um banheiro completo.

A inclinação na implantação também foi determinante para o melhor aproveitamento do sol e ventilação, podendo ter iluminação natural em todos os ambientes, bem como ventilação cruzada. A fachada principal, por ser voltada para o sul, permite criar uma grande abertura no quarto sem que este seja afetado negativamente pelo calor da insolação direta.

Os materiais escolhidos foram utilizados da mesma forma nas três habitações, dando uniformidade ao conjunto, principalmente com a estrutura aparente na cor preta que o permeia integralmente. No térreo deixamos o tijolo aparente para a melhor relação com o entorno natural, enquanto o segundo pavimento, em alvenaria na cor branca, deixa a obra mais leve. A esquadria na cor preta também conversa com o todo e é ótima para vedação sonora, para proporcionar mais privacidade aos moradores.





Para ver mais de nossos projetos, veja nosso portfólio! Se tiver interesse ou dúvidas em relação a este tipo de projeto, é só entrar em contato conosco!

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page