top of page
  • por URBE

URBE em Passo Fundo - Participação no 9º SAU da IMED

Nós do Ateliê URBE fomos convidadas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED Passo Fundo para participar do 9º Seminário Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (SAU), que aconteceu entre dias 09 e 11 de abril, com o tema "Escalas: Arquitetura, Pessoas e Cidade".


A nossa participação aconteceu em dois âmbitos:

-Palestra de Abertura

-Oficina de Intervenção Urbana


A palestra intitulada "Processo Participativo na Construção das Cidades" abriu o SAU no dia 09, apresentando a importância da participação de todos para o desenvolvimento das diversas escalas que a cidade abrange, tanto no papel de cidadãos quanto no de arquitetos e urbanistas. Mostramos importantes ferramentas que permitem a cada um o direito de participar e compreender as questões que são debatidas para a construção da cidade. Explicamos o que são as Intervenções Urbanas e como elas fazem parte do nosso repertório nesta busca por participação popular para a reflexão do espaço urbano.

No dia 10 colocamos em prática a ideia da Intervenção Urbana "Construa Sua Rua", desenvolvida em parceria com a IMED, com a Prefeitura de Passo Fundo, a Secretaria de Trânsito e nosso colega de profissão Rafael Giaretta. O tema surgiu a partir de uma análise do entorno da IMED e da infraestrutura e segurança precárias para os pedestres em relação ao intenso fluxo de veículos.


Na parte da manhã nos aprofundamos na importância das Intervenções, do Urbanismo Tático e do Placemaking, mostrando exemplos que inspirassem os alunos. Percorremos o entorno da IMED para levantamento de dados e depois discutimos novamente em sala, afim de entender e buscar soluções para algumas problemáticas, ajustando os pontos que fariam parte da intervenção.

No período da tarde nós colocamos a mão na massa! Dividimos os alunos em 3 grupos: SINALIZAÇÃO; PÓRTICO; CALÇADAS. O grupo SINALIZAÇÃO foi responsável por pintar as faixas de pedestres e vagas de carro preferenciais, assim como realocar placas de trânsito com o auxílio dos profissionais da Secretaria de Trânsito presentes. Também pintaram palavras nas faixas, chamando atenção de quem percorre a área para que tenham mais cuidado em relação a pedestres e veículos.

O grupo PÓRTICO deu uso novo à uma estrutura existente no local que se encontrava subutilizada. Localizado no encontro entre a Av. Presidente Vargas e a Rua General Prestes Guimarães (que dá acesso à IMED), o antigo pórtico foi implantado para dar suporte à decoração no período natalino, mas há anos não era mais utilizado. Revestimos suas bases com papel contact branco e utilizamos este espaço para abordar os passantes, criando um mural dos desejos. A intenção era estimular as pessoas que passam por ali todos os dias a pensar o espaço público e estimular o compartilhamento do que elas gostariam que fosse feito na região.

O grupo CALÇADAS pintou pegadas que percorriam o trajeto desde a entrada da IMED até sua esquina, no encontro das faixas de pedestre, mostrando às pessoas que essas infraestruturas são espaços de direito dos pedestres, para que as utilizem. Também escrevemos frases que chamassem a atenção dos que passam e que fossem provocativas, buscando gerar uma reação em quem lê.

Desde o período da manhã até o encerramento da intervenção, tivemos a participação de cerca de 30 alunos que se mostraram interessados e engajados, levantando questionamentos, procurando soluções, apresentando novas maneiras de chamar atenção das pessoas, o que foi extremamente revigorante para nós!

E para concluir nossa participação no Seminário, à noite participamos de um momento de debate com o Arquiteto Federico Calabrese (professor da UFBA), a Arquiteta Ana Paula Wickert (Secretária de Planejamento Urbano da Prefeitura de Passo Fundo) e os arquitetos do escritório OCA de Porto Alegre. Nossa discussão foi entorno do papel do urbanista no planejamento e quais são as nossas inspirações para trabalharmos neste âmbito.

Podemos dizer com toda certeza que a nossa participação neste evento da IMED, vendo professores e alunos inspirados para construir juntos e colocar ideias em prática, nos motivou ainda mais para trabalhar com planejamento urbano, permitindo que através de nós ele seja cada vez mais acessível a todos!


Aqui fica novamente o nosso muito obrigada pelo convite que recebemos e pelo engajamento tão importante de todos que participaram!





Para ver mais fotos da Intervenção é só entrar no nosso álbum no Facebook! Aproveita e segue a gente lá, assim você já fica sabendo de todas as nossas novidades!

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page