top of page
  • por URBE

O Urbanismo e a agenda 2030 da ONU

Atualizado: 9 de fev.

O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030. Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. São integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.



Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Cidades

Em 2014, 54% da população mundial vivia em áreas urbanas, com projeção de crescimento para 66% em 2050. Em 2030, são estimadas 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Considerando que a pobreza extrema muitas vezes se concentra nestes espaços urbanos, as desigualdades sociais acabam sendo mais acentuadas e a violência se torna uma consequência das discrepâncias no acesso pleno à cidade. Transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado.

Pensando nisso, o Objetivo nº 11, chamado Cidades e Comunidades Sustentáveis, busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, através de 10 metas mais objetivas (que você pode conhecer melhor aqui).


Porém, para além do objetivo 11 das ODS, todos os 17 objetivos têm aplicabilidade dentro do nosso ofício de urbanistas. Abaixo vamos explicar um pouco de cada um dos objetivos e como podemos colaborar para colocá-los em prática.


Os objetivos de desenvolvimento sustentáveis podem parecer distantes, mas suas metas na verdade são bastante palpáveis, podendo ser colocadas em prática no desenho de nossa arquitetura e nossas cidades, e até mesmo no dia a dia de cada cidadão.


Nós da URBE já estamos colocando eles em prática por aqui! Desde de 2023 somos signatárias do Movimento ODS em SC.










14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page