top of page
  • via CAU

Escolhendo um Arquiteto

Quando se contrata um arquiteto, procura-se a concretização de um sonho, e esse momento deve ser de felicidade e realização. Temos aqui algumas informações sobre quais os serviços que nós arquitetos desempenhamos, além de algumas orientações para uma relação entre cliente e arquiteto.




Quais os benefícios de se contratar um arquiteto?

Há muitos pontos positivos em se contratar um arquiteto para sua obra: uma garantia de segurança no serviço executado, a compatibilidade do projeto com leis e normas vigentes, a utilização de materiais apropriados à situação concreta e às suas necessidades, economia de materiais, evitando o desperdício e gastos desnecessários.


Quais são os serviços prestados pelos arquitetos?

O arquiteto é o profissional treinado e capacitado para a realização de qualquer serviço nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Restauro e Arquitetura de Interiores. Ele tem conhecimento técnico para a realização de projetos, administração e execução de novas obras e reformas nessas áreas. Dentre os serviços que arquitetos podem executar, destacamos:


- Projetos arquitetônicos;

- Projetos de arquitetura de interiores;

- Projetos de paisagismo;

- Administração e execução de obras;

- Acompanhamento de obras;

- Projetos complementares (hidráulico, elétrico, estrutural e preventivo de incêndio)




Como escolher o profissional arquiteto?

Como cada projeto é único, você deve escolher o o arquiteto certo para a atividade a ser realizada. Para fazer uma escolha adequada, sugerimos que você observe as seguintes recomendações:

- Escreva suas ideias e necessidades de acordo com o seu orçamento;

- Faça uma lista de arquitetos de sua preferência;

- Faça reuniões com esses profissionais e peça orçamentos dos serviços prestados por eles. Cuidado com a seleção apenas pela cotação de orçamento mais barato. As questões técnicas e de seu relacionamento pessoal com o profissional são mais importantes;

- Não se sinta envergonhado de consultar vários profissionais;

- Escolha um arquiteto que tenha experiência no tipo de projeto que vai fazer e que tenha um histórico de cumprir com suas obrigações profissionais;

- Somente depois de toda sua documentação e projetos finalizados é que você poderá dar início à obra.

- Não se esqueça que todo arquiteto tem os direitos autorais sobre seu trabalho!


Como ocorre a prestação de serviço de um arquiteto?

A elaboração de um projeto requer tempo e dedicação por parte do cliente e do profissional. Lembre-se que um bom projeto de arquitetura não é feito de um dia para o outro!

Você e seu arquiteto devem estar esclarecidos perfeitamente de suas necessidades e estabelecer em conjunto quais as fases para a prestação do serviço. Para saber quais etapas todo projeto arquitetônico completo possui, veja esse outro post do nosso blog.


Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco aqui.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page