top of page
  • Via The Guardian

As cidades e a saúde

O maior estudo da ligação entre cidades caminháveis e pressão arterial foi tomado como evidência do "valor intangível do desenho urbano" na melhoria da saúde pública a longo prazo, dizem os pesquisadores.


O estudo feito com cerca de 430.000 pessoas, com idades compreendidas entre 38 e 73 anos e vivendo em 22 cidades do Reino Unido, encontrou associações significativas entre o aumento da caminhabilidade de um bairro, redução da pressão sanguínea e do risco de hipertensão entre seus moradores.


Os resultados permaneceram consistentes mesmo após ajustes de variáveis sócio-demográficas, estilo de vida e a física do ambiente, embora os efeitos fossem particularmente pronunciados entre os participantes com idades entre 50 e 60, as mulheres e aqueles que residem em bairros com maior densidade e desfavorecidos.

O livro foi publicado no International Journal of Hygiene and Environmental Health esta semana. Sendo a hipertensão um importante fator de risco para doenças crônicas e particularmente cardiovasculares, pesquisadores da Universidade de Hong Kong e da Universidade de Oxford disseram que os resultados demonstraram a necessidade de intervenções de saúde pública no desenho urbano.


"Com o ritmo crescente de urbanização e mudanças demográficas para o envelhecimento da população, tornamo-nos mais vulneráveis a doenças crônicas" disse Dr Chinmoy Sarkar, professor assistente no laboratório de cidades saudáveis de alta densidade da Universidade de Hong Kong e principal autor do estudo. "Intervenções de saúde pública devem considerar o valor intangível de planejamento urbano e design.”


"Estamos gastando bilhões de libras na prevenção e cura de doenças cardiovasculares – se formos capazes de investir na criação de cidades saudáveis através de pequenas modernizações na concepção dos nossos bairros para torná-los mais ativos e caminháveis, então provavelmente, nós teremos uma economia significativa em despesas de saúde futuras."


Para medir o potencial de promoção de atividades de um bairro, os pesquisadores desenvolveram um índice composto de caminhabilidade, que inclui métricas urbanas relevantes incluindo densidade residencial e comercial, transportes públicos, movimento no nível da rua e proximidade com destinos atraentes.


Espaços mal projetados geralmente inibem atividade física, promovendo estilos de vida sedentários, além de serem prejudiciais à interações sociais e por isso associados com uma saúde mental ruim.

Como a caminhabilidade "é baseada no projeto inerente à cidade", disse Sarkar, cidades poderiam ser modificadas ou projetadas para encorajá-la. "Tais investimentos em design saudável provavelmente trarão ganhos a longo prazo, pois são duradouros e abrangentes ."


A base de dados grande e diversificada do estudo apresentou também uma oportunidade para examinar os efeitos da caminhabilidade urbana sobre a pressão arterial de subgrupos específicos de pessoas que, segundo Sarkar, poderiam render valiosos insights sobre como gerenciar as mudanças demográficas.


Ele apontou também o crescimento populacional urbano, com mais da metade (54,5%) da população total, atualmente vivendo em cidades. Esse número deverá subir para 60% até 2030, com um em cada três vivendo em cidades com pelo menos meio milhão de habitantes.


No Reino Unido estima-se que mais de 7 milhões de pessoas deverão ser afetadas por doenças cardiovasculares, que respondem por quase 160.000 mortes anualmente e 19 bilhões de Libras em custos de saúde.


A concepção e adaptação de cidades para promover estilos de vida ativos, portanto, poderia ter repercussões significativas para a saúde das populações urbanas e nas despesas em saúde pública ao redor do globo, disse Sarkar. "Cidades bem-desenvolvidas hoje serão cidades saudáveis amanhã."


Esse texto foi traduzido do site The Guardian.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page