top of page
  • Angela Marschall

Estar na rua: uma intervenção urbana


DomestiCITY: sala de estar ao ar livre

As intervenções urbanas podem ter diferentes propostas, objetivos e motivações. Diversos concursos internacionais sobre o assunto vêm surgindo, buscando novas formas de chamar atenção para alguma causa, alertar sobre riscos ou problemas, divertir quem vivencia as cidades, proporcionar novas formas de ocupação do meio urbano e até mesmo incentivar as relações interpessoais.

Nesse contexto, o concurso “180 Creative Camp” procurou pelas melhores ideias de intervenções urbanas no município de Abrantes, em Portugal. O concurso já teve uma edição em 2014, onde premiou duas instalações que ainda podem ser visitadas na cidade, e fechou sua segunda edição, em 2015, premiando a obra "DomestiCITY".

De autoria de dois jovens arquitetos colombianos, María Mazzanti e Martín Ramírez, “DomestiCITY” teve como proposta levar a cozinha e a sala de estar de dentro das casas para as ruas. O processo inicial da intervenção contou com a colaboração dos moradores de Abrantes, que doaram cerca de 60 peças de mobiliário que não estavam mais sendo utilizadas. Estas peças foram pintadas e distribuídas em um ponto da cidade escolhido pelos autores como o principal de intervenção, e espalhadas também em ruas adjacentes.



A intervenção convidou as pessoas para sentar, tomar alguma coisa, discutir sobre a cidade que vivem ou sobre outros assuntos quaisquer. Cadernos e materiais de desenho ficaram disponíveis nos locais de intervenção para que as pessoas desenhassem, escrevessem ou ilustrassem qualquer impressão ou sentimento que tivessem. Estes pedaços de papel eram colocados em uma caixa de correio também instalada no local e, depois, escaneados e projetados em diferentes partes da cidade durante a noite.



E você, o que acha de levar sua sala de estar para a rua?




Neste link é possível ver a proposta e uma galeria com mais fotos da intervenção e neste link, um vídeo de sua instalação e de como as pessoas se apropriaram dela.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page